Exposição mostra as três faces da cozinha brasileira

jul 04, 2014 Comente por Public First Class

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro está recebendo a mostra “Alimentário”, que retrata o patrimônio alimentar brasileiro. O objetivo da mostra é apresentar a formação do nosso paladar e tratar a gastronomia e a herança gastronômica dos país como arte, misturando chefs e artistas brasileiros.

O acervo da exposição conta com uma vasta gama de documentos, objetos, pesquisas de culinária, vídeos, obras de arte e imagens de pratos que envolvem os visitantes, despertando a memória afetiva e culinária, além de esmiuçar a gastronomia brasileira.

Ao andar pelo espaço, é possível notar que a mostra é dividida em três partes. A primeira, nomeada de “Prelúdio”, traz obras e registros que reúne as expedições da exploração do território nacional e toda a beleza da natureza brasileira. A segunda parte é dedicada a cozinha indígena e foca a mandioca, trazendo gravuras e objetos de cozinha dos índios. Já a última parte, chamada de Brasilidade, retrata a miscigenação, os ciclos econômicos e criação contemporânea.

A exposição foi idealizada pelo chef Felipe Ribenboin, que tem passagens por restaurantes badalados como El Bulli e Arzak, em parceria com o chef Rodrigo Villela, e a curadoria é de Jacopo Crivelli Visconti.

A exposição fica em cartaz até 10 de agosto.

Cultura

Sobre o Autor

O autor ainda não adicionou nenhuma informação ao seu perfil
Nenhuma resposta para “Exposição mostra as três faces da cozinha brasileira”

Deixe uma Resposta