Patrimony Traditionnelle Tourbillon Skeleton 14 dias

jan 22, 2014 Comente por Public First Class

A Vacheron Constantin ilustra um encontro inesperado entre tradição e modernidade com seu modelo Patrimony Traditionnelle tourbillon skeleton 14 dias. Combinando a complicação tourbillon com a arte do estilo skeleton, que nasceram no início do século 19, a Manufatura transcende os códigos dessas habilidades ancestrais para oferecer uma composição eminentemente contemporânea. Jogando com o efeito tridimensional duplo decorrente tanto da arquitetura do movimento 2260 SQ como de sua inspiração gótica, o modelo exibe profundidade impressionante destacada por componentes que apresentam linhas habilmente desestruturadas.

Apesar de o primeiro tourbillon ter surgido em 1801, a capacidade de desenvolver e criar esta complicação da relojoaria continua a ser exclusiva de um raro círculo de fabricantes. Aqueles capazes de trabalhar com o estilo skeleton em um calibre tão exigente são ainda mais raros e, entre eles, poucos enfrentam o desafio de dotá-lo com uma reserva de marcha de 14 dias. A Vacheron Constantin pertence a este círculo exclusivo.

Combinar um tourbillon com essa reserva de marcha impressionante exige uma construção específica. O Patrimony Traditionnelle tourbillon skeleton 14 dias compreende nada menos que quatro tambores empilhados em pares na parte superior do movimento, tornando-o mais preenchido do que a parte inferior. A Vacheron Constantin driblou essas diferenças de volume estruturando seu Calibre 2260 SQ em camadas, criando, assim, um efeito de profundidade que a Manufatura acentuou com uma gravação especialmente concebida para exaltar o efeito tridimensional.

Estilo moderno baseado na busca de “formas dentro de formas”

Tradicionalmente, os artesãos que fazem as gravações seguem a linha ou curva das pontes e da placa principal para dar vida a um calibre skeleton. Esta é, por si só, uma tarefa extremamente delicada, que envolve assegurar que os componentes interajam com perfeição apesar da remoção de materiais, e criar efeitos de transparência que irão revelar a menor imperfeição, o que não permite erros.

Constantemente buscando novos desafios, a Vacheron Constantin estabelece um marco pioneiro nesta arte exigente por meio de uma abordagem nada usual do seu Calibre 2260 SQ. A fim de garantir que o estilo skeleton ressalte a arquitetura do movimento, a Manufatura fez uma pesquisa estilística sobre o tema “formas dentro de formas”. Contrariando convenções clássicas que regem o equilíbrio estético, certos elementos mecânicos formam abóbadas de inspiração gótica, linhas interrompidas e curvas desestruturadas. A construção tridimensional do calibre é ressaltada por um novo jogo de luz e estrutura; a sensação de profundidade e altura é ainda mais acentuada, enquanto os contrastes entre o fosco e acabamentos polidos deixam o modelo com brilho único.

Uma tarefa meticulosa

Embora o estilo skeleton baseie-se em considerações puramente estéticas, ainda assim ele faz com que cada etapa seja ainda mais complexa em comparação com um relógio de calibre sólido. Encontrar um equilíbrio tão sutil entre o estilo skeleton e a funcionalidade, portanto, exige cerca de dois meses para as fases de concepção e de modelagem, assim como longas horas de desenhos feitos à mão, chanfros e gravações. Todas estas operações exigem dedos ágeis, bem como paciência infinita. Esta é uma arte em que a Manufatura Vacheron Constantin se destaca – e que tem sido feita fielmente à mão desde o primeiro regulador skeleton produzido no momento da sua fundação, há quase 260 anos. O calibre 2260 SQ está totalmente em sintonia com esta tradição artesanal de longa data. Sua construção em camadas resulta em uma superfície significativa a ser decorada e, portanto, implica em ainda mais trabalho manual. Em comparação com o movimento de base sólida, um único calibre 2260 SQ requer 10 horas adicionais de chanframento e de desenhos feitos à mão, bem como 40 horas extras de gravação.

Um relógio excepcional, com Selo de certificação de Genebra

Desde o mecanismo interno até a parte exterior, todos os elementos desta nova criação da Vacheron Constantin contam com perfeita execução. O relógio tem o prestigioso Selo de Genebra, o maior valor de referência de Alta Relojoaria, que atesta a qualidade, a produção artesanal e a confiabilidade de um relógio excepcional.

Homem, Joias, Mulher

Sobre o Autor

O autor ainda não adicionou nenhuma informação ao seu perfil
Nenhuma resposta para “Patrimony Traditionnelle Tourbillon Skeleton 14 dias”

Deixe uma Resposta