Cessna Citation Ten faz seu primeiro voo nos EUA

jan 30, 2012 1 Comentário por Public First Class

A Cessna Aircraft Company, representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, fez, em Wichita, nos Estados Unidos, o primeiro voo do protótipo Citation Ten, a aeronave executiva mais rápida do mundo (977 km/h, enquanto, o Gulfstream G650, atinge 972 km/h, modelo até o momento mais veloz).

O modelo foi testado durante mais de duas horas para verificar a estabilidade e controle, manipulação de qualidades e operações funcionais, incluindo o piloto automático e sistema de autothrottle, operacionalidade do motor e aviônica.

Todos os sistemas funcionaram como o esperado, incluindo os aviônicos Garmin G5000, uma das mais intuitivas interfaces de piloto de aeronave jamais vista em um conjunto de aviônicos.

Os displays multi-função de alta resolução possuem capacidade de tela dividida,  permitindo o monitoramento contínuo do motor, do controle de vôo e dos sistemas hidráulicos e elétricos.

A Synthetic Vision Technology (SVT) do Garmin exibe informações primárias de vôo e dá à equipe uma visão em realidade virtual de pistas, terreno, tráfego e obstáculos. Cartas eletrônica com posição da aeronave fornecem uma avaliação dinâmica da situação durante a aproximação.

A aeronave que terá altitude máxima de voo de 15.545 m e alcance de 6 mil quilômetros de distância poderá fazer trechos como de Nova York à Londres, São Paulo à San Juan (Porto Rico) e Londres à Dubai, sem parada.

Além disso, o Citation Ten foi desenvolvido para economizar combustível e disponibilizar mais conforto.

A aeronave comporta até nove passageiros e dois pilotos.  Por ser 15 centímetros maior que o Citation X, há mais espaço entre as poltronas, proporcionando uma maior comodidade aos passageiros e tecnologia com o  ClairityTM, que oferece controle touch-screen para o passageiro. Assim, cada assento fornece conexões para dispositivos eletrônicos pessoais e a possibilidade de assistir filmes e verificar mapas.

Após outros testes bem sucedidos, a Cessna terá a certificação da FAA (Federal Aviation Administration) que está prevista para meados de 2013, e a entrega de aeronaves inicialmente planejada para o mesmo período.

“O Citation Ten, além de ser a aeronave executiva mais veloz do mundo, devido à sua grande autonomia, permite voos longos sem escalas, com conforto e tecnologia de ponta. Certamente vai de encontro às necessidades dos clientes”, afirma Leonardo Fiuza, diretor Comercial da TAM AE.

 

Homem, Motor, Slideshow

Sobre o Autor

O autor ainda não adicionou nenhuma informação ao seu perfil

Uma resposta to “Cessna Citation Ten faz seu primeiro voo nos EUA”

  1. Marcos Túlio says:

    Este Cessna é sem dúvidas uma pérola para se voar!

    Confortável, seguro, rápido e o mais importante, ECONOMICO!!

    É tudo o que precisamos!

    Abraço!

Deixe uma Resposta